terça-feira, 25 de outubro de 2016

ROMARIA DE BENIGNA 2016
   Após diversas celebrações ao longo do dia, milhares de fieis participaram do grande movimento na tarde do dia de hoje, 24 de Outubro, data em que lembramos o 'martírio' da Serva de Deus Benigna Cardoso da Silva, considerada a 'Heroína da Castidade'.
    Houve a concentração das caravanas no Memorial de Benigna no Bairro Inhumas. Por volta das 15:00 horas começaram a chegar caravanas de diversas cidades da região do Cariri e até de outros estados. Lá foram acolhidos, pelo ministério de música da comunidade Missão resgate. Simultaneamente muitos devotos aguardavam ao lado da Igreja Matriz a chegada da caminhada.
    Após as palavras de acolhida dos bispos, Dom Fernando e Dom Gilberto e do pároco de Santana do Cariri, padre Paulo Lemos, os fieis vieram em caminhada até a Igreja Matriz. 
    Por volta das 17:00 horas foi iniciada a Solene Concelebração Eucarística, presidida por Dom Fernando, bispo diocesano, e concelebrada por Dom Gilberto, bispo coadjutor e padres da Diocese de Crato.
   Na homilia Dom Fernando reforçou que a beatificação de Benigna está perto de se concretizar:
    “Benigna está para receber, aqui na terra, também, o prêmio que já está gozando na   plenitude dos céus. Esta poderá ser, meus irmãos, quem sabe, a última ou a penúltima romaria antes da beatificação”, assim sinalizou o bispo diocesano, Dom Fernando Panico, a multidão de fiéis que celebrou nesta segunda-feira, dia 24, em Santana do Cariri, a décima terceira edição da romaria em louvor à menina Benigna Cardoso da Silva, considerada mártir da pureza e da castidade.
   De acordo com as palavras do bispo, proferidas durante a homilia, muito em breve, poderá Roma, através do representante do papa, proclamar Benigna beata. Não há, segundo Dom Fernando, há qualquer impedimento para seguir adiante. “Tudo está pronto, tudo está encaminhado para, no próximo ano, o papa Francisco nos dizer: podem venerar Benigna com o título de ‘beata’”, anunciou, confiante.

    O processo para beatificação encontra-se já, na Santa Sé, há quatro anos. “E vai muito bem”, no dizer do pastor diocesano, “indo adiante, sempre mais com a convicção que, em breve, se Deus quiser, quem sabe até no próximo ano, nós possamos fazer a grande festa da beatificação”. (Site da Diocese de Crato)

Nenhum comentário:

Postar um comentário