JUBILEU PAROQUIAL
A Paróquia Senhora Sant’Ana, que compreende o território do município de Santana do Cariri-CE foi criada por Dom Quintino Rodrigues, primeiro bispo da Diocese de Crato, em 30 de Janeiro de 1917 e completou cem anos de caminhada em Janeiro de 2017.
Durante 2016 vivemos um tempo forte de preparação para este grande acontecimento celebrando um jubileu no ano da misericórdia.
Jubileu é tempo especial de graça para todos. Ele nos estimula a renovar a nossa fidelidade a Cristo
O termo “jubilar” já diz o objetivo deste ano. É um tempo jubiloso, de muitas festividades. Porém, o júbilo tem razões teológicas e litúrgicas. Assim, quer recordar a obra de Deus, fazendo memória de tudo que Deus operou na história da comunidade.
Trata-se o Ano Jubilar de um tempo oportuno para dar graças, renovar a bênção, receber o perdão e afastar os males que dificultam nossa relação com Deus e os irmãos. É tempo de conversão e reflexão sobre o sentido da vida particular e comunitária.
Eis o motivo do ano de preparação. Que todos pudessem crescer na fé visando sempre mais uma Igreja servidora, missionária e misericordiosa, nos passos de Jesus.

LOGOMARCA DO ANO JUBILAR
A logomarca do centenário traz em si vários símbolos da fé do povo de Santana do Cariri. 
1. Pau da Bandeira – Simboliza que estamos de corações ao alto, em festa por celebrarmos cem anos de missão em comunidade, sob a proteção de Senhora Sant’Ana.
2. A Igreja Matriz – É o sinal visível da Igreja de Cristo que se faz presente em Sant’Ana do Cariri. Remete também o trabalho missionário dos sacerdotes e do povo na construção do Reino de Deus entre nós.
3. O Pontal da Santa Cruz – Além de ser um dos cartões postais do nosso município, faz menção à Chapada do Araripe, em cujo sopé a Igreja de Cristo está enraizada. Traz ainda no alto, a Cruz, símbolo maior que lembra-nos o amor de Jesus, que por nós morreu e ressuscitou.

ORAÇÃO DO ANO JUBILAR
Ó Deus,Pai de amor e misericórdia, te bendizemos pela fé em teu Filho Jesus semeada nos primórdios desta terra de Santana do Cariri. Índios Buxixés, famílias devotas, fieis em geral e sacerdotes dedicados contribuíram para a solidez de nossa evangelização.
Te bendizemos também pelo testemunho de fé de filhos e filhas desta terra que viveram plenamente sua vocação cristã, sob a ação santificadora do teu Espírito Santo, a exemplo da Serva de Deus Benigna.
Para continuarmos seguindo a voz do Cristo Bom Pastor, nesse Ano Santo da Misericórdia, libertai-nos sempre mais do individualismo e acomodação, para sermos de forma renovada uma Igreja servidora e missionária, como Maria, Coração Imaculado, a quem nos consagramos neste jubileu centenário.
Isso vos pedimos, Pai querido, por intercessão de Senhora Sant'Ana, nossa padroeira, por Cristo na unidade do Espírito Santo, Amém.

HINO DO JUBILEU

Letra: Maria Eurenice Coelho (Madrinha da Farmácia)
Música: Marcos Danilo Estevam Sobreira

01. Margens do rio Cariús acolhem/ famílias, índios Buxixés e irmãos. / Erguem singela capelinha e escolhem/ viverem unidos no ideal cristão.
Refrão:
Quanta alegria a Deus amar/ e a Santana louvar. / Nossa paróquia centenária/ nós queremos parabenizar.
02. Padres e povo constroem com sorte/ nossa Igreja majestosa e bela, / prova de amor a padroeira forte/ e os sacerdotes se dedicam a ela.
03. Nossa paróquia completa cem anos, / vai passo a passo continuando a lida/ seguindo aquele que desfaz enganos, / Jesus caminho, verdade e vida.
04. Do Cariri Santana é cidade/ marcada por alguns sinais de luz, / Benigna Santa que nos traz bondade/ e a padroeira que nos traz Jesus.
05. Continuemos como estamos indo, / com muita luta, comunhão, vitória, / cada problema superado, findo/ até que chegue a eterna glória.



PROGRAMAÇÃO DO ANO JUBILAR






Nenhum comentário:

Postar um comentário